visitantes


quinta-feira, 6 de outubro de 2011

A série "Glee" é para crianças?


 

foto: divulgação
A série "Glee", exibida no Brasil pelo canal a cabo Fox - que coleciona recordes de audiência no mundo e é o carro-chefe da emissora - vem sendo desaprovada por pais, alegando que o musical não é para crianças por conter conteúdo com inclinação sexual. Segundo eles, o seriado está repleto de cenas de homossexualismo e tantas outras que não são apropriadas para crianças de 8 a 12 anos (faixa etária que mais assiste ao musical).
Mesmo abordando assuntos importantes para a juventude como bullying, gravidez na adolescência e respeito à diversidade, a série vem exagerando, como por exemplo na cena em que uma garota masturba o namorado em uma banheira de ôfuro. A série não mostra sexo explícito, mas o tipo de abordagem acaba chocando os pais que veem essas cenas ao lado de seus filhos. Outras cenas que chamaram atenção foi o beijo lésbico de duas garotas deitadas em uma cama, e o beijo gay. Na série estão presentes também  meninas "ninfas" que só falam sobre sexo. Depois de algumas desaprovações de pais preocupados a polêmica ganhou as redes sociais e os blogs com a seguinte pergunta: Glee é realmente para crianças? O seriado não confunde a cabeça delas?
Ao mesmo tempo em que é um musical bem parecido com “High School Musical” e “Camp Rock” (igualmente líderes no mercado cinematográfico americano), em que as crianças dançam e se identificam com os personagens, não se pode afirmar que  "Glee" é uma série infantil, pois as próprias coreografias como a de “Like a virgin” da cantora Madonna, que possui uma mensagem sensual. Vale lembrar que a classificação indicativa da série no canal Fox é de 14 anos, ela é exibida na faixa nobre da programação e já está em sua 3ª temporada. Além disso, a Rede Globo também transmite a série dentro do programa infantil TV Globinho, porém com cortes para se adequar ao horário.  Então, se os pais deixam seus filhos com idade inferior à indicativa assistir a série, tem que levar em consideração que ela não foi feita para eles. Glee não é uma série para crianças, é para adolescentes, pois discute os conflitos pscológicos e sociais que os mesmos tem durante esse período tão difícil que é a adolescência. 
Veja uma das cenas polêmicas e dê sua opinião: A série é para crianças?

Por Patrícia Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário